O uniforme retardante a chama é um tipo de vestimenta que confere aos trabalhadores máxima proteção, segurança e conforto contra os efeitos térmicos do arco elétrico e do fogo repentino.
Para tanto, os tecidos Fire Retardant - FR (retardante ao fogo ou retardante a chama) recebem tratamento especial retardante a chama juntamente com fios de POLIAMIDA na trama do tecido.
Tais vestimentas passam por rigoroso processo de controle de qualidade em flamabilidade, resistência, encolhimento e solidez. E com essa linha de uniformes, a Clevil reforça sua vocação para proteger a integridade e a vida de trabalhadores em situações de risco.
Todo trabalhador que atua com equipamento energizado ou próximo dele deve usar uniforme retardante a chama. Seja na geração, transmissão ou na distribuição de energia, a utilização de vestimentas adequadas demonstra o cuidado e orientação da empresa para a segurança.
E levando em conta que o fogo repentino se dá com o rápido deslocamento de chamas em ambientes onde o ar e o combustível, combinados, podem gerar explosão, esse tipo de proteção é fundamental em empresas de gás e óleo, indústrias químicas, plataformas offshore, metalúrgicas, siderúrgicas e qualquer outra atividade onde haja risco de explosão.
Desta forma, os uniformes retardantes a chama são vestimentas reconhecidas no mercado como um EPI (Equipamento de Proteção Individual), pois protegem os trabalhadores expostos em situações de acidentes com arco elétrico e fogo repentino.
O uniforme retardante a chama, além de proteger o corpo do trabalhador em caso de curto-circuitos, emissão de fagulhas e até incêndios também protege contra chamuscamento posterior e choques elétricos.
Portanto, os profissionais que estão diretamente relacionados ao contato com alta tensão elétrica ou ao risco de explosão, exigem bastante cuidado no que diz respeito à segurança e os uniformes retardantes a chama são fundamentais para sua proteção.